Olhar Atual

PATCH de Ibuprofeno – Controle da dor através da pele

Pesquisadores Criam o Primeiro Patch de Ibuprofeno do Mundo

O Alívio da Dor Através da sua Pele

Pesquisadores da Universidade de Warwick, sediados na empresa Medherant, em Coventry, um prolongamento de Warwick, produziram e patentearam o primeiro patch de ibuprofeno do mundo, que entrega a droga diretamente através da pele para o local exato onde é necessária, em uma taxa consistente de dose.

Eles inventaram um material adesivo transparente que pode fornecer uma dose consistentemente alta e prolongada do analgésico ibuprofeno diretamente através da pele. Investigadores da Universidade de Warwick e Medherant encontraram uma maneira de incorporar quantidades significativas de fármaco (até 30% do peso/volume do patch) na matriz de polímero que adere o patch à pele do paciente com o medicamento logo depois sendo entregue a uma taxa constante ao longo de até 12 horas. Isso abre o caminho para o desenvolvimento de uma variedade de novos produtos OTC (over-the-counter) de alívio da dor de ação prolongada, que podem ser utilizados para tratar condições dolorosas comuns como dores crônicas nas costas, neuralgia e artrite, sem a necessidade de tomar doses potencialmente prejudiciais da droga por via oral. Embora haja um número popular de ibuprofeno em forma de gel disponíveis, estes tornam difícil controlar a dosagem e são inconvenientes de aplicar.

Este novo patch incorpora a tecnologia de polímero desenvolvido pela empresa adesiva mundial Bostik e licenciada exclusivamente para uso transdérmico para a Medherant.

As principais características da nova tecnologia da Medherant são:

O sistema permanece altamente viscoso e, assim, adere bem à pele, mesmo quando a carga de fármaco atinge níveis tão elevados como 30% do peso / volume do patch. A carga de droga tornada possível por esta nova tecnologia pode ser 5 a 10 vezes maior do que a encontrada em alguns patches e medicamentos em gel usados atualmente.
Alta carga de droga e um perfil de liberação do fármaco consistente significa que os patches Medherant superam outros patches e medicamentos em gel na sua capacidade de entregar uma dose consistente e significativa do medicamento durante um tempo prolongado a partir de uma pequeno ponto.
É um projeto transparente e cosmeticamente amigável com adesão mais forte do que outros produtos comerciais, fácil e confortável de remover.
O Professor David Haddleton, químico que desenvolveu o novo patch da Universidade de Warwick, disse:

“Muitas apresentações comerciais surpreendentemente não contêm quaisquer agentes de alívio da dor, eles simplesmente acalmam o corpo por um efeito de aquecimento local. Nossa tecnologia agora significa que podemos atuar em locais para os quais atualmente não existem opções. É a primeira vez que produzimos patches que contêm doses eficazes de ingredientes ativos, tais como o ibuprofeno. Além disso, podemos melhorar a carga de droga e viscosidade de patches que contêm outros ingredientes ativos para melhorar o conforto do paciente e os resultados obtidos. ”

“Há apenas um número limitado de polímeros existentes, que tenham as características adequadas para ser utilizados para este tipo de sistemas transdérmicos – que aderem à pele e não deixam resíduos, sendo removidos facilmente. Além disso, também há somente um número limitado de fármacos que se dissolvem em polímeros existentes. A tecnologia da Medherant abre agora o campo da administração transdérmica de fármacos para fármacos anteriormente não compatíveis. ”

“Nosso sucesso em desenvolver este projeto não se limita ao ibuprofeno; também tivemos grandes resultados testando o patch com salicilato de metila (usado em unguentos, géis e alguns patches comerciais). Estamos buscando oportunidades para testar uma gama muito maior de medicamentos e tratamentos dentro do nosso patch. ”

Autores do Projeto

Prof David Haddleton Universidade de Warwick (direita) e Nigel Davies (CEO) (esquerda) da Medherant disseram:

“Nossa tecnologia sistema transdérmico expande a gama de medicamentos que podem ser entregues via patches na pele e pode aumentar significativamente a capacidade de carga de drogas, mantendo a adesão, a flexibilidade e a espessura. Assim, nossos patches proporcionam uma melhor experiência para os pacientes, reforçam a segurança e proporcionam maior eficácia, o que levará a benefícios econômicos para o sistema de saúde. ”

“Nossos primeiros produtos serão patches over-the-counter para alívio da dor e parcerias que esperamos conseguir para ter o primeiro desses produtos no mercado em cerca de dois anos. Além de nossos produtos para alívio da dor, a nossa tecnologia também funciona com drogas em muitas outras áreas terapêuticas. Podemos ver oportunidades consideráveis em trabalhar com as empresas farmacêuticas para desenvolver produtos inovadores utilizando nossa plataforma de entrega transdérmica de fármacos de próxima geração. ”

Para mais informações, favor contatar:

Nigel Davis, CEO Medherant
Tel: +44 7711 983344
Email: n.davis@medherant.co.uk

http://www.medherant.co.uk/

Professor David Haddleton, University of Warwick
e-mail: D.M.Haddleton@warwick.ac.uk
tel: 024 76 523256

Peter Dunn, Diretor de Imprensa e Política da Universidade de Warwick
Tel Reino Unido: 024 76523708 07767 655860 escritório móvel
Tel Overseas: +44 (0) 24 76523708 escritório +44 (0) 7767 655860 móvel / celular
Email: p.j.dunn@warwick.ac.uk

Daniel Vasques