Veja quais países correspondem ao PIB dos estados do Brasil

4.764

E se os estados brasileiros fossem países? É a pergunta que a reportagem da The Economist traz. Essa matéria mostra, por meio de gráficos, a comparação de cada estado do Brasil em relação a um país que tenha PIB equivalente aproximado em 2008. Curioso notar a forma como o Brasil está sendo veiculado por esse importante meio de comunicação britânico.

Esta ideia de que o Brasil está na vanguarda de um grupo de países emergentes do mundo e caminha para ser uma super-potência econômica é tão amplamente aceita que se tornou algo banal, mas qual a real distância que o Brasil está de se tornar de verdade uma das mais fortes economias do mundo? Uma maneira rápida de obter essa resposta é comparar os estados brasileiros com países.

O mapa abaixo apresenta um país equivalente para cada estado brasileiro em termos de PIB, população e renda per capita. E esse mapa nos traz algumas curiosidades: Quem diria que o estado de Alagoas, mais famoso por suas taxas de homicídios que por suas magníficas praias, tem o mesma renda per capita que a China?

O mapa também nos mostra que mesmo os estados relativamente ricos, do sudeste e sul têm algum caminho longo a percorrer antes que possam ser comparados com os ricos países do hemisfério norte. Os gaúchos do Rio Grande do Sul não vão ficar muito felizes em saber que a renda per capita de seu estado é comparada e muito próxima a renda do país africano Gabão.

O tamanho da nossa economia, a 6ª. maior do mundo, faz os brasileiros se esquecerem de que riqueza se mede observando a renda de cada pessoa, de cada família. Se PIB total indicasse riqueza, a Bahia seria considerada mais rica que o Distrito Federal, quando na verdade a renda no DF é cinco vezes maior que na Bahia. Quando olhamos para o poder de compra dos brasileiros, o país cai para a posição de número 76, atrás de países como Cazaquistão e Irã.

A matéria Comparing Brazilian states with countries: Brazil’s closest matches publicada pela The Economist em 2014 traz um mapa com dados mais atualizados (de 2011) da economia dos estados brasileiros em relação a países.


A sigla GDP significa Gross Domestic Product. Em português, essa expressão é equivalente a Produto Interno Bruto (que também tem uma sigla própria – PIB). Para que possamos entender como a sigla e a expressão funcionam em inglês, é necessário antes entender um pouco sobre a definição de PIB para observarmos as combinações de palavras mais comuns com ela. O Produto Interno Bruto é um indicador econômico que, basicamente, define o valor de toda a riqueza gerada em um determinado país ou região (daí o índice ser considerado também geográfico) em um determinado período de tempo.

PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

A renda per capita (expressão latina que significa “por cabeça” ou “por pessoa”) mostra a renda média de uma população. Normalmente, os países desenvolvidos têm PIB e renda per capita maiores que os dos países subdesenvolvidos. As exceções são países com pequena população, mas que possuem alguns bilionários deixando um enorme desvio-padrão de renda e aparentando possuir elevada renda média como é o caso dos Emirados Árabes Unidos com uma renda per capita de US$ 55.028 (em 2009), o 14° maior do mundo e outros pequenos países.

Abaixo, o  mapa interativo (em flash) – caso seu smartphone ou navegador não tenha suporte a flash. Veja as imagens no final desse artigo:

Traduzido e Adaptado por Henrique Rossi
Original: The Economist | Economist.com [em inglês]