PSDB: Social Democrata nunca foi de direita.

564

Vou começar avisando que mesmo depois de ler esse texto com muitas provas muita gente continuará negando apenas por conveniência ideológica. Mesmo assim vamos bem devagar.

Estatismo: Tamanho e poder do estado.

Tanto a esquerda quanto a direita adoram o estado, e o estado tem um defeito muito grande, ele tem fome. Fome de controle.
Portanto e muito importante deixar sempre ele na coleira para não entrar nos seguintes problemas: Tamanho e Poder.
Ditadores

O TAMANHO do estado pode ser medido por dois fatores, serviços e valor de impostos.
Quanto mais serviços e maior os impostos maior o tamanho do estado.

O PODER do estado é relativo ao controle do estado sobre as pessoas e a economia. O estado pode controlar usando o monopólio da força (Exercito e Policia) ,ou usando a legislação Regulamentadoras e fiscalização (agencias regulamentadoras).
Lembrando que:
Não é necessário ter um estado grande para ter um estado poderoso.
A Alemanha Nazista por exemplo não tinha um estado muito grande mas sim regulado e coercivo.

A Social Democracia.

Para entender o PSDB é preciso entender a Social democracia: Ideologia política de centro-esquerda surgida no fim do século XIX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista deveria ocorrer sem uma revolução, mas sim por meio de uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário.

A social democracia é também conhecida por wellfare state, ou bem estar estatal onde o estado oferece serviços sociais como educação, saúde, cursos, repasse de renda, empresas estratégicas e regula altamente as empresas.
Outra característica é centralizar poder a esfera Federal, tornando ela responsável por distribuir as rendas do imposto para o resto do pais.
Agora mais um “remember“:
O Social democrata não quer chegar ao socialismo via revolução e sim por intervenção econômica, usando principalmente agencias reguladoras. A social democracia promove o Bem estar Estatal, que é nada menos do que o governo gerando muitos serviço em troca de impostos.

Governo do PSDB.

Impostos.
O PSDB assumiu o governo federal por 8 anos de 1995 a 2003, e como governo Social democrata ele aumentou os impostos em 9% , pois no final do governo Itamar Franco  os impostos era 25,72% do PIB e passou para 34,1% do PIB, para ter uma ideia o governo considerado de esquerda do PT aumentou apenas 4%.
Serviços estatais.
Vamos lembrar que privatizar é terceirizar, vender ou conceder serviços públicos para serem executados ou administrados pelo setor privado.

Apesar disso no governo do PSDB foram feitas menos privatizações que os governo anteriores:
O governo Collor/Itamar  (5 anos)  foram vendidas 21 empresas e 1 concessão e nos 8 anos de PSDB foram vendidas 10 empresas e foram feitas 12 concessões.

Outra das características  dos social democratas é a regulação pois o Social democrata tolera o capitalismo e não gosta dele, por isso, mantem ele bem regulado. No governo PSDB foram criadas 10 empresas regulatórias (agência nacional de telecomunicações (ANATEL), agência nacional do petróleo, gás natural e biocombustíveis (ANP), agência nacional de energia elétrica (ANEEL); agência nacional de saúde suplementar (ANS), agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA); agência nacional de águas (ANA), agência nacional do cinema (ANCINE), agência nacional de transportes aquaviários (ANTAQ), agência nacional dos transportes terrestres (ANTT) e agência nacional de aviação civil (ANAC).
Programas Sociais.
O Governo do PSDB criou vários programas sociais como:
Bolsa Alimentação, instituído para atender às crianças até 6 anos, gestantes e mães no período de amamentação até 6 meses, em famílias com até meio salário mínimo per capita.
Bolsa Escola, criado para atender aos alunos de 6 a 15 anos em famílias com até meio salário mínimo per capita”.
Auxílio-Gás – em atendimento às famílias de baixa renda compensadas pelo fim do subsídio ao gás de cozinha com a abertura do mercado de combustível.
PETI: que atendia com até meio salário mínimo per capita,crianças e adolescentes envolvidos com trabalho insalubre, penoso ou degradante para famílias.
Brasil Jovem, com objetivo de atender jovens de 15 a 17 anos residentes em comunidades de baixa renda, cuja renda familiar per capita seja de até meio salário mínimo.”

Conclusão.

O PSDB cumpriu todos os requisitos de um Partido Social Democrata.

AUMENTO DE IMPOSTOS 

AUMENTO DE SERVIÇOS 
CRIAÇÃO DE EMPRESAS REGULADORAS
PRIVATIZAÇÃO DE ALGUMAS EMPRESAS PARA GERAR EMPRESAS MENORES, MAS REGULADAS PELOS ESTADO.
REGULAÇÃO DE PREÇOS.

REGULAÇÃO DO CAMBIO.

Apesar de muitos sempre usarem os países escandinavos para tentar invalidar que o PSDB é social democrata vamos lembrar que a Suécia por exemplo para chegar ao montante de 47% do PIB em impostos demorou algumas décadas e o PSDB governou por 8 anos.