Conheça 10 sites para aprender mais de 200 idiomas gratuitamente

9.553

Confira lista de sites para praticar sozinho ou com outros usuários idiomas como russo, polonês e os clássicos inglês e espanhol.

Duolingo

O Duolingo é uma opção totalmente gratuita para aprender novas línguas. Disponível nas versões desktop e móvel, o serviço oferece uma proposta inovadora: o aluno aprende sem custos e ainda ajuda quem precisa traduzir sites na Internet.

Funciona da seguinte forma: um texto é enviado por alguém ao site; o Duolingo o coloca à disposição dos alunos; e os alunos fazem a tradução do material de acordo com as atividades propostas – usando recursos de áudio e texto. Quando o processo de tradução feito por vários alunos termina, o dono da versão original da página de Internet paga pelo trabalho. É com essa verba que o site se mantém e continua ajudando os alunos virtuais.

Site: duolingo.com

Livemocha

O Livemocha combina cursos gratuitos e pagos com ingredientes de rede social. É um ótimo lugar para iniciar o aprendizado de uma língua estrangeira e para ampliar os conhecimentos. O usuário pode estudar sozinho, seguindo um dos cursos online. Pode trocar ideias com outras pessoas e praticar o idioma que está aprendendo.

Também pode ajudar outros alunos corrigindo seus exercícios e dando dicas, ao mesmo tempo em que recebe ajuda dos demais. Brasileiros tendem a receber pedidos de ajuda de pessoas que aprendem português. Cabe à pessoa aceitar ou recusar os pedidos. Se ela aceitar, pode ganhar os chamados mochapoints, créditos que podem ser trocados por itens pagos no site.

Atualização: Livemocha foi comprado pela Rosetta Stone e não está mais disponível. Rosetta oferece apenas planos pagos.

Site: livemocha.com

HR Idiomas

Site brasileiro, gratuito e que reúne dicas de dezenas de idiomas, do albanês ao Polonês, passando pelo inglês, francês, italiano, espanhol, esperanto e até chinês. É voltado a pessoas que estão iniciando e também para pessoas que já têm algum conhecimento em um determinado idioma e querem ampliar o vocabulário. Além de dicas sobre vários idiomas o site também oferece conteúdo em etimologia (origem das palavras), curiosidades.

Site: hridiomas.com.br

Speaky

Nessa plataforma é possível dialogar com nativos e exercitar a conversação – por texto ou vídeo – o que, provavelmente, é o seu objetivo. Além disso, você pode corrigir ou ser corrigido diretamente no diálogo, anotando suas observações dentro dele, sem a necessidade de interromper o raciocínio e tornar uma conversa informal em algo truncado e sem sentido.

Com certeza uma ótima opção para quem está procurando por imersão e parceiros nativos para treinar determinado idioma. Assim como no Duolingo você acumula pontos, supera desafios e ganha medalhas por isso. O que é muito divertido!

Site: speaky.com

Memrise

Com o Memrise você pode aprender quase 200 idiomas totalmente grátis. Alguns módulos são criados por universidades de referência, como a Cambridge University (Reino Unido), por exemplo, o que legitima consideravelmente o curso. À medida em que o aluno faz os exercícios, ele soma pontos; quando erra alguma questão, recebe reforço nos estudos.

Itens como precisão na resposta e pedido de ajuda extra são contabilizados na pontuação final. É possível, ainda, participar de fóruns e tirar dúvidas com outros alunos. O site usa, como metáfora, a relação do aprendizado com uma planta; que floresce com o seu sucesso.

Site: memrise.com

Busuu

O Busuu é uma comunidade online voltada para o aprendizado de novos idiomas. Nela, é possível escolher entre dezenas de línguas nos mais diferentes níveis de conhecimento.
O internauta pode aprender com a ajuda de nativos dos países onde se fala o idioma e usufruir de uma média de 150 exercícios de gramática. As atividades online são dinâmicas e abusam de conteúdo audiovisual, como jogos, desafios e recompensas. O aluno pode ter uma conta grátis ou premium (paga) – que oferece uma quantidade maior de material.

Site: busuu.com

Forvo

É considerado um dos maiores guias de pronúncias do mundo. A plataforma é perfeita para quem tem curiosidade de saber como se pronuncia uma determinada palavra. Além disso, pode ajudar outros usuários gravando pronúncias de seu próprio idioma. Há diferentes línguas como russo, tártaro (língua falada por mais de 5 milhões de pessoas na República do Tartaristão, na Rússia). Há 300 mil pessoas cadastradas e na plataforma é possível ainda saber quantos usuários estão on-line.

Site: forvo.com

BBC Languages

A plataforma oferece uma área exclusiva com inúmeros recursos como vídeos, áudios, textos, vocabulário, pronunciação, gramática e testes. É possível aprender até 40 línguas como os tradicionais inglês e espanhol até mesmo suíço e polonês.

Site: bbc.co.uk/languages

My Happy Planet

Esta também é outra opção que conecta estudantes de uma língua com seus nativos. Os usuários precisam criar uma conta, selecionar seu idioma e escolher o país em que pretende encontrar um nativo para aprender uma nova língua. Eles têm acesso a chats, vídeos e exercícios.

Site: myhappyplanet.com

Your Language Exchange

Este site permite que estudantes se conectem diretamente com outros usuários nativos para aprender um novo idioma. O diferencial desta plataforma é que reúne outros recursos como dicionários, planos de aulas e recursos em áudio. Há também jogo de palavras em cada língua, para que os estudantes aprendam expressões formando palavras. São cerca de 1 milhão de membros cadastrados em 133 países, falantes de 115 línguas distintas.

Site: mylanguageexchange.com

Bônus: OpenCulture

Este é um grande banco de dados com material de aprendizagem de 48 idiomas. Lá, você encontra o que é preciso para aprender tanto uma língua mais “popular”, como francês ou espanhol, como idiomas mais “alternativos”, como gaélico e islandês.

Site: openculture.com/freelanguagelessons

Bônus: WeSpeke

A rede social da WeSpeke para aprendizado de idiomas tem sido chamada de “Facebook poliglota”. Ela possui uma comunidade global que representa mais de 230 países ou territórios e mais de 200 idiomas nativos. O registro é gratuito e os membros conversam com parceiros de idiomas usando texto, áudio e vídeo em um laptop, tablet ou smartphone.

Site: wespeke.com