Olhar Atual

Seu corpo pode estar pedindo ajuda!

Olá pessoal, como estão?

Passados todos estes dias de carnaval, é importantíssimo se atentar aos sinais que o nosso corpo pode estar nos mostrando e não sabemos identificar. Fala-se muito em desintoxicação pós festas, mas, você sabia que o ponto mas crítico a se preocupar seria a sua HIDRATAÇÃO?

Para o bom funcionamento do nosso organismo, dependemos de diversos mecanismos e principalmente: EQUILÍBRIO.Tanto o excesso quanto a falta de nutrientes, pode causar problemas. As vitaminas e minerais que precisam ser obtidas através da alimentação, participam diretamente de todos as nossas funções vitais como: formação dos ossos, equilíbrio dos líquidos, liberação hormonal, metabolização de gordura, controle de nível celular, etc.

Vejamos, você já sentiu tremor nos olhos? Ou uma simples câimbra?Quem sabe então um enfraquecimento nas unhas ou queda de cabelo?

Todos estes sintomas e muito mais estão relacionados puramente a deficiência de vitaminas e minerais!

Vitamina D

Tenho visto absurdos números de pessoas em consultório com insuficiência e até deficiência desta vitamina tão importante que está relacionada a dores articulares como: artrite, artrose e osteoporose!Isto ocorre porque a vitamina D atua na regulação de cálcio no sangue.A simples exposição ao sol já garante um estoque bom de vitamina D, e podemos reforçar também com alimentos como: leite e derivados e peixes!

Vitamina C

Esta vitamina está presente em uma vasta opção de alimentos, porém como ela é ultra sensível, podemos perder com o simples fato dela a exposição ao oxigênio! A melhor forma de adquirir esta vitamina, é o consumo dos alimentos íntegros, evitando mecanismos como bater um suco de limão no liquidificador! A deficiência de vitamina C pode causar alguns pontos vermelhos na pele, trazendo até hemorragias internas.

Magnésio

Responsável pela manutenção e contração dos MÚSCULOS, você sabia que a absorção deste micronutriente só é possível quando ele está acompanhado de cálcio? Um casamento perfeito seria a ingestão de castanhas, nozes, amêndoas, ou qualquer outra oleaginosa + iogurtes, leites, até folhas verdes escuras como couve manteiga e espinafre que ão fontes de cálcio. Saiba que aquele assustador tremor nos olhos está relacionado diretamente a deficiência deste mineral!!

Complexo B

A deficiência de vitaminas do complexo B são responsáveis pelo enfraquecimento de unhas, fissuras e aftas na boca, queda de cabelo e até a diminuição na libido! Isso ocorre porque os níveis reduzidos das variações de vitaminas B, causa uma drástica queda em nossa imunidade, favorecendo o aparecimento de inflamações!Podemos garantir facilmente vitaminas b1, b2, b12, etc através das proteínas: carnes, peixes, frangos e ovos, frutas e alguns legumes.

Ferro

Cansaço extremo, desânimo, fraqueza e falta de concentração está relacionada a deficiência de ferro! Um mineral extremamente importante pois é ele quem produz a hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que tem a função de transporte de oxigênio para o corpo inteiro! A absorção perfeita do ferro, vem em conjunto com alimentos fontes de vitamina c, como por exemplo: consumir uma fruta cítrica após as principais refeições, contribui para 100% de aproveitamento do ferro obtido ali, em contrapartida, o consumo de alimentos fontes de cálcio, contribui para que tudo isso seja jogado fora pois o cálcio compete com o ferro que não será absorvido.

Atente-se aos sinais que seu corpo envia, não os ignore, pois podemos evitar diversos problemas principalmente em sua qualidade de vida!Voltemos ao que Hipócrates disse lá em 400 a.C: “Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

Raisa Barragam CRN 3 40394 Nutricionista Clínica

 

Raisa Barragam

Nutricionista pela universidade Paulista-UNIP, especialista em Nutrição Clínica e ambulatorial pela Universidade Lusíada- UNILUS, fundadora da empresa Santo Detox. Apaixonada pela nutrição infantil com ênfase à alimentação no Autismo. Atualmente trabalha em consultório com foco em emagrecimento saudável pela nutrição funcional.

Sobre o Autor

Raisa Barragam

Nutricionista pela universidade Paulista-UNIP, especialista em Nutrição Clínica e ambulatorial pela Universidade Lusíada- UNILUS, fundadora da empresa Santo Detox. Apaixonada pela nutrição infantil com ênfase à alimentação no Autismo. Atualmente trabalha em consultório com foco em emagrecimento saudável pela nutrição funcional.