O colar Inupathy, está sendo desenvolvido por um engenheiro japonês e usa um código de cores para sinalizar os sentimentos do animal de estimação. Funciona usando um algoritmo que interpreta o ritmo cardíaco do animal. Atualmente, está em fase de financiamento por meio de uma plataforma ‘crowdfunding‘.
Conhecer os sentimentos exatos do seu animal de estimação já é uma realidade. Joji Yamaguchi, um engenheiro e biólogo japonês, está desenvolvendo um colar que é capaz de indicar através de cores o estado de ânimo de um cachorro que esteja com o colar, segundo explica a matéria do site Computer Hoy (em espanhol).
O invento, chamado de Inupathy (junção das palavras inglesas insight, visão e empathy, empatia) funciona analisando a frequência cardíaca do animal mediante um algoritmo, que varia de acordo com sua atividade e traduz para um código que nos mostra quatro variantes: nervoso, relaxado, concentrado e feliz, com as cores roxa, azul, branca e arco-íris, respectivamente.
Além disso, o colar se conecta de maneira automática a um aplicativo para smartphone que faz um resumo diário com os dados emocionais e físicos do seu cão. Esse relatório mostra de forma simples os dados compilados, e segundo o criador da aplicação, ajuda a entender melhor o seu animal de estimação.
Tudo isso se complementa como um controle da saúde e bem-estar do cão. O aparelho também acompanha, dentre suas funcionalidades, um “modo jogo”, onde especialistas em treinamento canino desenvolveram várias dinâmicas para exercitar e divertir os animais, segundo o site oficial da invenção.
Uma iniciativa ‘crowdfunding’ para chegar ao mercado
Atualmente, Yamaguchi está em fase de implementação de sua invenção. E para conseguir as melhorias necessárias para lançar no mercado, criou uma conta na plataforma de crowdfunding Indiegogo, onde oferece diferentes pacotes para quem quiser investir no projeto e adquirir um Inupathy mais barato (169 dólares) do que pelo seu futuro preço de mercado (249 dólares). Até o momento, o projeto conseguiu um investimento de cerca de 12 mil dólares, 40% do objetivo, com a participação de 91 patrocinadores.