No verão, o maior desafio que o nosso corpo enfrenta é manter a temperatura interna normal que está em torno de 36°. Devido às altas temperaturas, nosso corpo perde não somente líquidos, mas também minerais essenciais para seu bom funcionamento como descrito no artigo anterior sobre HIDRATAÇÃO aqui no site!
Mantendo o bronzeado
A cenoura, a manga e abóbora são excelentes alimentos, pois são ricos em betacaroteno, substância responsável pela síntese da vitamina A, que, por sua vez, auxilia na produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele o que garante um bronzeado bonito e duradouro.
A vitamina C, entra como um ótimo antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres, protegendo a pele. Essa substância pode ser encontrada nas frutas cítricas, como laranja, tangerina, limão e maracujá. Associando fontes de betacaroteno e vitamina C é possível ter um bronzeado muito mais duradouro!
10 dicas para manter a saúde no VERÃO:
1- Hidrate-se com no mínimo 2 litros de líquidos por dia, podendo variar entre água chás gelados e sucos DETOX. Cuidado com o consumo de água de côco pois tem alto índice de carboidratos, e os refrigerantes, que são ricos em sódio;
2- Prefira sorvetes e picolés a base de frutas, de preferência os lights ou zero gordura;
3-Consuma pelo menos 3 porções de frutas por dia e dê sempre preferência as frutas cítricas por terem menor índice glicêmico como: kiwi, limão, morango, abacaxi, melão, tangerina, laranja, etc.;
4-Habitue-se em iniciar as refeições com folhas cruas pois trazem mais saciedade e fibras ao corpo.Uma ótima opção é se organizar fazendo saladas no pote;
5-Consuma no mínimo 3 porções de legumes por dia pois também são fonte de fibras e água;
6- Bebidas alcoólicas e batidas de frutas são excessivamente calóricas. Prefira sucos de frutas naturais ou água de coco para se refrescar.
7- Uma boa opção para quem for à praia é levar uma bolsa térmica com frutas cortadinhas, água congelada, mix de castanhas e barrinhas de sementes, espetinhos de frutas e saladas no pote. Quando a fome bater, dispense as frituras e batidas dos quiosques e opte por milho no pratinho sem manteiga e no caso dos pastéis, peça apenas o recheio.
8- Fique de olho à manipulação dos alimentos quando for comer fora de casa pois no verão aumentam-se os riscos à infecções alimentares!
9- Cuidado com sanduíches ditos “naturais”, normalmente são feitos com pães, fonte de alto índice glicêmico;
10- Mude agora mesmo seus hábitos alimentares, reeduque sua mente e seja muito feliz, aproveite o verão!!!