Milão já é conhecida como a capital mundial do Design. E nada mais justo, a cidade receber a feira que se tornou referência nessa área: o Salão do Móvel – Milão | Salone del Mobile – Milano (ISALONI).
Paralelamente, outras feiras aconteceram no mesmo período, como a Eurocucina, Euroluce, Salone del Bagno e Salone Ufficio, que trazem as novidades na área de cozinhas, iluminação, banheiros e escritórios, respectivamente.
Este é o maior encontro mundial do seguimento que acontece em todo mês de abril, desde 1961. Inicialmente uma exposição tímida, hoje conta com mais de 230.000m² de espaço, onde arquitetos, designers e admiradores do mundo todo, se encontram para ver as novidades e tendências do mercado, e é um excelente lugar para o marketing do setor.
A cada ano, as linhas minimalistas, sustentabilidade e tecnologia, reúnem o foco das tendências.
Este ano, a releitura do design clássico e as cores sóbrias, como o preto e o cinza, foram alguns dos destaques. Essa tendência de cores sóbrias já vem desde 2014, e ainda continua em alta.
Cresce ainda mais a procura por receber as visitas nas cozinhas gourmet, e o design das novas “cozinhas de estar” ganham superfícies em madeiras, cubas de sobrepor e semi-encaixe, uma tendência já muito usada nos Estados Unidos. Mármores também se destacaram nas cores sóbrias. Vitrines nos armários, para guardar os eletrodomésticos, hoje com novas cores, saindo do inox tradicional, modulações personalizadas, tudo para dar funcionalidade, estética e conforto aos seus convidados.
Aqui vão somente alguns destaques desse evento sensacional:
e Baccarat, que dispensa comentários… Um espetáculo!
Alessandra Garcia Nabuosuke
Arquiteta e Urbanista – AGN – Arquitetura e Interiores