Sistema de Saúde em Cuba

Sistema de Saúde em Cuba

1345
Compartilhar

Conversando com um conhecido cubano, ele estava desesperado pelos seus familiares, que estão em Cuba, pois a novidade, por lá, é o não tratamento do câncer. Segundo ele, o (des)governo cubano está investindo numa propaganda que estabelece a inutilidade de se tratar de pessoas que irão morrer, em última instância. Prega, ainda, que as tentativas de tratamento só pioram a situação – então, é melhor deixar como está e aguardar a evolução letal. Se esta história é verdadeira, mostra claramente o desprezo que o “partidão” tem pela sua nação! – Crime de lesa-pátria! Genocídio!!
Isso, vindo de um país que, até então, se proclamava exemplo de saúde pública!
Quando estive em Cuba, há 20 anos atrás, pude perceber que os cubanos gozavam de boa saúde, mas logo notei que se tratava de “seleção natural” – quem fica doente, morre. Os sobreviventes têm uma resistência maior e, portanto, são biologicamente mais fortes – simples assim!
Como o boicote americano e o abandono russo os levaram ao caos, Cuba lançou mão de terapias alternativas (não tinham outra opção…) e, por isso, ficou “famosa”.
Nessa linha (tortuosa) de pensamento, logo estarão abolindo todo o sistema de saúde. Prá que tratar os doentes? Deixe-os à própria sorte! Quem sobreviver, será mais forte e não precisará gastar o dinheiro de tratamentos intermináveis e dispendiosos. Assim, sobra muito mais dinheiro para o governo usufruir ao bel prazer. Muito lógico, não é?
Por que, então, os líderes comunistas não procuram as lendárias terapias cubanas para se tratarem? Por que vão a hospitais de primeira linha (como o Sírio-Libanês), ao invés de apoiar e se submeterem ao descaso cubano???
Você pode enganar umas poucas pessoas por longo tempo, talvez várias pessoas por algum tempo, mas uma hora a verdade vem à tona!
Não há Saúde Pública decente em Cuba (e, talvez, nunca houve)! Isso é propaganda enganosa! É mentira pura, deslavada!
Essa é a Saúde que a esquerda promete: morrer ao abandono total!!!!
Não se iludam com a falácia esquerdista!!
Só falta resolverem “importar” essa brilhante ideia para o Brasil!!! – Aí, quero ver você, petista, pecebeísta, redeísta, esquerdista em geral, ser virar quando adoecer. Ou quando alguém que preze, adoecer. Será que vai acatar a decisão de sua torpe ideologia? Ou vai fugir para a Argentina ou os EEUU, ou para a Alemanha, para se tratar?
Acho que a ideia não vinga, pois a máfia dos convênios e dos planos de saúde, que vocês mesmos criaram (não permitindo o livre mercado), não aceitará um prejuízo dessa monta … Além disso, os dois grandes ícones da esquerda sofrem de câncer, e não vão querer apodrecer ao léu (se bem que mereciam…).