Restrição do Glúten e Lactose com foco no emagrecimento: moda ou realidade?

Restrição do Glúten e Lactose com foco no emagrecimento: moda ou realidade?

148
Compartilhar

Quando falamos de alimentação, a mídia sempre trás um tipo de alimento ou dietas malucas àquelas pessoas interessadas principalmente no emagrecimento imediato!
O glúten e a lactose surgiram como vilões da alimentação principalmente entre as famosas, blogueiras e pessoas sem embasamento algum, levando um número significativo de pessoas a seguir um plano alimentar errôneo por conta própria. O que não se sabe é que dependendo do indivíduo, não podemos garantir se serão realmente eficazes ou até mesmo serem prejudiciais a saúde.

Estudos recentes apresentam resultados benéficos e temporários da restrição do glúten, tendo redução no peso, porém trazendo deficiências de vitaminas e minerais a longo prazo.

As únicas pessoas que devem parar de consumir glúten e lactose são aquelas que são comprovadamente intolerantes, e isso deve ser feito sob supervisão de um profissional através de exames bioquímicos.

Intolerância à Lactose: diferentemente da alergia ao leite de vaca, intolerantes à lactose ao consumir esta substância, sofrem uma fermentação de bactérias gerando um desconforto digestivo absurdo, trazendo diarreias imediatas, distensões abdominais, gases, coceiras e até manchas na pele.

Doença Celíaca

Pouco conhecida, esta doença se manifesta nos primeiros anos de vida do indivíduo que ao contato ou ingestão de glúten, o organismo responde negativamente agredindo a parede do intestino delgado ocasionando uma inflamação comprometendo absorção de vários nutrientes. Dependendo do grau de intolerância, esta doença pode trazer diarreia, vômito, inchaços, diminuição da imunidade trazendo um enfraquecimento em unhas, queda de cabelo e no caso das mulheres, alterações no ciclo menstrual. Neste caso a exclusão é fundamental.

Diante dos fatos, para um plano alimentar de sucesso, sendo ele a qualquer finalidade, devemos procurar o único profissional HABILITADO a prescrever dietas, um nutricionista!
Um plano alimentar individualizado, respeitando as leis da alimentação, balanceado a todas as necessidades energéticas conforme idade e doenças associadas.

Compartilhar
Nutricionista pela universidade Paulista-UNIP, especialista em Nutrição Clínica e ambulatorial pela Universidade Lusíada- UNILUS, fundadora da empresa Santo Detox. Apaixonada pela nutrição infantil com ênfase à alimentação no Autismo. Atualmente trabalha em consultório com foco em emagrecimento saudável pela nutrição funcional.