Qual a idade certa de levar seu filho ao cinema?

Qual a idade certa de levar seu filho ao cinema?

252
Compartilhar

Bem falar de cinema para cinéfilos como eu é fácil, mas uma coisa me atarantava o juízo… Tornei-me pai em 2013 e ao crescer do meu rebento ficava me indagando qual seria a melhor idade para levar o meu pimpolho ao cinema. Li alguns artigos a respeito, a maioria vagos; consultei alguns amigos, a maioria não era cinéfilo e nem se lembrava ao certo de quando levara os filhos a 1ª vez; consultei até guias de psicologia infantil, mas sem grandes revelações. Então decidi dirimir as dúvidas de amigos e leitores através desse texto.

Pode parecer clichê, mas a verdade é que não existe uma idade certa para levar as crianças pela 1ª vez ao cinema. Ah eu sabia que ele diria isso! Calma!! Antes de conclusões precipitadas podemos aferir uma média que gira em torno de três anos de idade, com alguns meses para menos e alguns meses para mais, a depender da maturidade do pequeno aspirante a cinéfilo.

Então maturidade como se sabe independe de idade o que deve ser levado em conta quando se pensa em levar a criança ao cinema pela 1ª vez estão resumidos abaixo:

  1. O nível de atenção a filmes em casa.  Acho um pouco óbvio demais, mas não custa dizer, o filme pretendido para o cinema deve ser uma animação então o teste em casa tem que ser com o mesmo tipo de filme; nada de comédias pastelões com atores reais, isso não prende a atenção do infante tanto quanto figuras animadas e coloridas. Bem outra é que você deve testar o pimpolho com “filmes animados” e não desenhos animados em casa. Qual a diferença? Desenhos animados tem enredos e histórias pequenas de no máximo 15 a 20 min de duração. Então não é porque o seu filho assiste a 10 episódios seguidos de Peppa Pig que ele estará apto a assistir um filme (mesmo em casa) de mais de 01h de duração.
  2. Crie o clima certo em casa. Ou seja, adapte o quarto ou sala, em que assistirão o filme ao escuro para que a criança já se acostume a assistir filmes assim. Veja que é bom que a criança entre no quarto/sala com as luzes acesas e assim que o filme estiver se iniciando você apaga as luzes (se você tiver sistema de graduação da intensidade de luzes melhor ainda). Explique para a criança que assim é melhor para assistir ao filme e que no cinema todo mundo assiste a filmes assim.
  3. PIPOCA!!! Bem o que seria do cinema sem pipoca! Se o seu filho gostar desta guloseima (o meu ama!) você já tem mais um aliado para ajudar à adaptação ao “clima de cinema” e pode começar a adaptação juntamente com a adaptação do item 2 (a do escurinho do cinema) em casa. Ah mas meu filho não gosta/tem alergia a pipoca! Sem desespero leve outro alimento/guloseima que possa substituir; lembre-se de associar algo que possa ser mastigado sem que se faça muito barulho, como alguns irritantes salgadinhos, e nem nada que cause muita sujeira, como alimentos com molhos.
  4. Ensine bons modos. Durante a simulação de cinema em casa é hora de ensinar pequenas regras de etiqueta para as crianças, como não gritar e nem falar alto durante o filme. Se o pequeno desobedecer, principalmente por esquecimento, faça o sinal de dedo em riste a boca e um: PSIU!!! Gentilmente, claro, para que o pequeno desde já compreenda que não se pode fazer barulho na sala de cinema. Não que isso evitará algum imprevisto na hora do “vamos ver”, mas já ajuda. Ah e vale lembrar que a mamãe e o papai tem que entrar de cabeça na simulação também, ou seja, desliguem (ou coloquem em mudo) os aparelhos celulares em casa, pois se ficarem atendendo ou mesmo mexendo muito com eles vocês quebraram o encanto da simulação de cinema.

Bem chega de simulação você agora quer partir pra real e levar seu filho(a) ao cinema. Então outras dicas antes de entrar na sala:

  1. Escolha do filme. Uma das dicas eu já dei. Tem que ser uma animação. A outra é verificar quanto a duração do filme e aí vale a regra inversamente proporcional: quanto menor melhor! Ou seja, como a atenção por longo tempo que é o mais raro em crianças pequenas, quanto mais curto o filme melhor. Em média os filmes duram cerca de 01h e 30min. Mais do que isso é bem capaz de seu filho ficar enfadonho bem antes do meio da película. Outra vantagem é levar ele para ele ver um filme de um personagem que ele já conheça e goste, ou seja, se ele é fã do desenho animado Patrulha Canina, por exemplo, se eles fizerem um longa-metragem que será exibido no cinema essa será uma boa oportunidade de levá-lo; não que filmes de personagens desconhecidos não sejam uma boa também, mas aí o desafio é um pouco maior. Outro item é o horário de exibição do filme, dê preferência a parte da tarde, onde as sessões são mais vazias; mas se seu filho tem o hábito de tirar um cochilo após o almoço, não pule essa etapa, deixe ele dormir em casa normalmente, acordar no horário de costume e só depois prepare-o para ir ao cinema. Quebrar rotinas não é interessante!
  2. Companhia para o cinema. Item muito importante. Não crie “caravanas de amigos” para ir ao cinema. Isso só tirará ainda mais a atenção do pequeno do principal que é a história; se possível nem leve outras crianças, só irmão(s) caso o(a) novato(a) do cinema os tenha; mas convidar amiguinhos está terminantemente proibido, uma vez que qualquer coisa que a outra criança fizer chamará a atenção do seu filho e o distrairá e quebrará o encanto da exibição do cinema.
  3. Incentivos. ANTES – assista desenhos animados em casa com os personagens do filme que vocês irão assistir, se possível; e assista quantas vezes puderem ao trailer do filme no celular e/ou tablet. DEPOIS – não é obrigatório, mas é bom comprar alguma lembrancinha que o lembre do filme, pode ser um daqueles brindes que vem com lanches (do MacDonalds, Bob’s e afins) ou mesmo um brinquedo mesmo de algum dos personagens; isso fará com que a criança sinta que o filme do cinema foi especial. Não há necessidade de repetir essa “compra” numa próxima ida ao cinema, mas na 1ª vez eu recomendo.

Chegando enfim ao cinema! Últimas dicas:

  1. Você, pai e mãe, não foi ao cinema para assistir filme! E sim o seu filho. O que eu quero dizer com isso? Por mais que as produções de animações hoje em dia sejam superinteressantes e adultos já vão a sessões de cinema mesmo desacompanhados de crianças sem nenhum pudor, vocês pais não podem se esquecer de que estão indo lá por causa deles. Então se a irritabilidade do pequeno chegar a um ponto crítico em que nada mais puder contê-lo sentado na cadeira saia com ele da sessão; mas não saiam os dois pais não! O pai ou a mãe dependendo da preferência da criança pega ela no braço e vai pra fora da sala um pouquinho, leva-a ao banheiro consigo (mesmo que o pequeno use fraldas e não seja necessário trocá-las), leva a bombonière e compra mais uma pipoca pequena ou outra guloseima e depois de uns 10 a 15 min lembre a criança que o seu pai ou mãe ficou lá na sala esperando-a e volte com ela. Geralmente isso é suficiente para a criança se apaziguar e assistir calmamente o resto do filme, mas se a irritabilidade voltar é bom que os dois pais saiam e voltem para casa e aluguem o filme depois quando este estiver disponível.
  2. Uma boa dica é escolher poltronas no meio da sala de cinema, nem tão no alto nem tão embaixo, e escolher as cadeiras próximas do corredor, pois permitirão saídas necessárias se preciso. Outra dica é não podar tanto a criança caso ela queira sair da cadeira dela para o colo da mãe e depois de volta para cadeira dela e depois para o colo do pai e depois até para o chão do corredor ao seu lado. Para o chão!? Sim porque não?! São crianças e desde que você pai/mãe esteja ao lado, sentado em sua poltrona ou mesmo no chão ao lado dela, que mal há nisso. Cuidado apenas ao levantar e pegar na mão do pequeno assim que a sessão terminar para evitar o risco de alguém trombar com a criança.
  3. Última e principal dica: D I V I R T A M – S E ! ! !

E se não der certo na 1ª tentativa não se frustrem pais, não cobrem de vocês e nem da criança, outras oportunidades aparecerão e quando tiver que ser faça com que a experiência do cinema seja mágica para eles que com certeza o será para vocês também!

 

—————-#—————–#—————-#—————–

Se já estiveres pensando em levar o filhão AGORA para o cinema a dica é a nova animação da Illumination Entertainment e Universal Pictures, o filme: PETS – A Vida Secreta dos Bichos

images

Excelente animação para estrear com os pimpolhos no cinema, embora não tenha desenhos animados correspondentes, assistir ao trailer já será o suficiente para empolgar os pequenos e afinal todo mundo conhece e até convive com muitos desses bichinhos no dia-a-dia o que é excelente para bater um papo animado sobre o filme com os filhos.

Não espere sacadas geniais do filme, ele foi feito mesmo para crianças, mas os adultos não se entendiarão não eu prometo! E lembrem-se… DIVIRTAM-SE!!!