EOS processada após efeitos colaterais

EOS processada após efeitos colaterais

Famosa marca americana sofre processo por efeitos colaterais de seus produtos.

1217
Compartilhar
Bálsamos labiais EOS

Marca EOS processada nos EUA

A famosa marca de protetores labiais EOS (não disponível no Brasil oficialmente), tida como “o melhor protetor labial” e usada por celebridades como Kim Kardashian West e Miley Cyrus, enfrenta problemas legais nos EUA após denúncias de efeitos colaterais em torno dos lábios.

Entre os efeitos colaterais estão lábios secos, vermelhidão, bolhas e até mesmo rash cutâneo (uma espécie de “assadura”).

Alguns sabores dos diversos disponíveis do protetor EOS.
Alguns sabores dos diversos disponíveis do protetor EOS.

O processo

O processo foi movido inicialmente por Rachel Cronin, que alega que, depois de algumas horas de aplicação do produto, começou a ter os lábios rachados, com bolhas e sangrando pelas lesões. Ainda de acordo com Rachel, os efeitos duraram 10 dias.

No processo, estão os dizeres:

“Um número substancial de consumidores, segundo informações e acreditando nas dezenas de milhares, e, potencialmente, centenas de milhares de pessoas que compraram e usaram o produto – de todos os gêneros, faixas etárias e raças – tiveram reações adversas devastadoras ao produto, consistindo em rashes cutâneos leves a graves, secura, sangramento, bolhas, rachaduras e perda de pigmentação, durando desde alguns dias até alguns meses, com alguns consumidores relatando efeitos duradouros, talvez até permanentes.

A EOS é, e tem sido, noticiada por diversos consumidores com relação aos efeitos colaterais relacionados ao uso de seus produtos. Queixas dos consumidores inundaram a página da EOS no Facebook e também o email da companhia. Consumidores, inclusive a Autora desta ação, escreveram à EOS para compartilhar suas queixas e os efeitos adversos dos produtos.”

Rash cutâneo, bolhas e vermelhidão.
Rash cutâneo, bolhas e vermelhidão.

A ação agora se tornou uma ação judicial coletiva movida pelo advogado de defesa criminal Mark Geragos. Ele acredita que esse não será o primeiro processo contra a EOS.

A Marca

A edição mais barata do produto custa US$2.99, cerca de R$12,00, sendo uma das marcas mais importantes do mercado. A EOS tem 1.3 milhões de seguidores no Instagram.

De acordo com o site oficial da marca, o protetor labial promete “lábios visivelmente mais suaves” e “lábios imediatamente mais belos”.

A EOS até o momento não se manifestou oficialmente.

Presença de rachaduras e lesões nos lábios.
Presença de rachaduras e lesões nos lábios.