Olhar Atual

EOS processada após efeitos colaterais

Marca EOS processada nos EUA

A famosa marca de protetores labiais EOS (não disponível no Brasil oficialmente), tida como “o melhor protetor labial” e usada por celebridades como Kim Kardashian West e Miley Cyrus, enfrenta problemas legais nos EUA após denúncias de efeitos colaterais em torno dos lábios.

Entre os efeitos colaterais estão lábios secos, vermelhidão, bolhas e até mesmo rash cutâneo (uma espécie de “assadura”).

Alguns sabores dos diversos disponíveis do protetor EOS.
Alguns sabores dos diversos disponíveis do protetor EOS.

O processo

O processo foi movido inicialmente por Rachel Cronin, que alega que, depois de algumas horas de aplicação do produto, começou a ter os lábios rachados, com bolhas e sangrando pelas lesões. Ainda de acordo com Rachel, os efeitos duraram 10 dias.

No processo, estão os dizeres:

“Um número substancial de consumidores, segundo informações e acreditando nas dezenas de milhares, e, potencialmente, centenas de milhares de pessoas que compraram e usaram o produto – de todos os gêneros, faixas etárias e raças – tiveram reações adversas devastadoras ao produto, consistindo em rashes cutâneos leves a graves, secura, sangramento, bolhas, rachaduras e perda de pigmentação, durando desde alguns dias até alguns meses, com alguns consumidores relatando efeitos duradouros, talvez até permanentes.

A EOS é, e tem sido, noticiada por diversos consumidores com relação aos efeitos colaterais relacionados ao uso de seus produtos. Queixas dos consumidores inundaram a página da EOS no Facebook e também o email da companhia. Consumidores, inclusive a Autora desta ação, escreveram à EOS para compartilhar suas queixas e os efeitos adversos dos produtos.”

Rash cutâneo, bolhas e vermelhidão.
Rash cutâneo, bolhas e vermelhidão.

A ação agora se tornou uma ação judicial coletiva movida pelo advogado de defesa criminal Mark Geragos. Ele acredita que esse não será o primeiro processo contra a EOS.

A Marca

A edição mais barata do produto custa US$2.99, cerca de R$12,00, sendo uma das marcas mais importantes do mercado. A EOS tem 1.3 milhões de seguidores no Instagram.

De acordo com o site oficial da marca, o protetor labial promete “lábios visivelmente mais suaves” e “lábios imediatamente mais belos”.

A EOS até o momento não se manifestou oficialmente.

Presença de rachaduras e lesões nos lábios.
Presença de rachaduras e lesões nos lábios.

 

 

Débora Vasques

Consultora de Beleza Independente Mary Kay.
Terapeuta Ocupacional pela Faculdade São Camilo.