Projeto Bike Santos

Projeto Bike Santos

191
Compartilhar

Não adianta apenas reclamar do trânsito, é preciso fazer algo para melhorar. Além do investimento nas ciclovias de Santos, que chegam a 35 quilômetros, o projeto Bike Santos traz a Santos quase 400 bicicletas, divididas em 37 estações.

O que é o Projeto Bike Santos

Bike Santos é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura de Santos/SP que visa oferecer à cidade uma opção de transporte sustentável e não poluente, implantado e operado pela empresa SAMBA. O projeto foi iniciado em 29 de novembro de 2012 e atualmente conta com 37 estações espalhadas pela cidade.

As bicicletas do Bike Santos estão disponíveis em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, caracterizando-se como uma solução de meio de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos.

O sistema é composto de estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade de Santos, onde os clientes cadastrados podem retirar uma Bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra Estação.

Objetivos:

  • Introduzir a Bicicleta como modal de Transporte Público saudável e não poluente;
  • Combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis;
  • Reduzir os engarrafamentos e a poluição ambiental nas áreas centrais das cidades;
  • Promover a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas.

Evolução:

2012 – Santos dá início ao sistema com 150 bicicletas divididas em 15 estações. Santos já contava com mais de 20 quilômetros de malha cicloviária, Nos primeiros 19 dias de funcionamento, foram feitas mais de quatro mil viagens pelo Bike Santos.

2013 – Bike Santos já tinha realizado mais de 100 mil viagens e mais de 27 mil pessoas cadastradas. O sistema contava nesse ano com 350 bicicletas e 28 estações.

2014 – Usuários começaram a poder utilizar o Cartão Transporte para começar a utilizar as bicicletas do Bike Santos. Foram implantadas mais de 7 estações com 10 bicicletas cada e o número de usuários cadastrados já ultrapassava 60 mil.

2015 – O horário de funcionamento do Bike Santos foi estendido até as 23 horas. Santos contava com mais de 35 estações Bike Santos e com mais de 30 quilômetros de malha cicloviária.

As vias exclusivas para bicicletas em Santos interligam a orla ao Centro da cidade, a divisa com São Vicente à área do Porto e a zona Leste à Zona Noroeste. E Santos foi considerada nesse ano “cidade amiga da bicicleta” pela ABC (Associação Brasileira dos Ciclistas).

2016 – O sistema público de empréstimo de bicicletas de Santos ganhará uma versão pra crianças, o Bike Santos Infantil que terá veículos de menor porte e com rodinhas, ideal para crianças de até 10 anos. Serão cinco estações, com dez bicicletas cada.

“O conceito é diferente do Bike Santos para adultos, que é para transporte público, incentivando as pessoas a deixarem de usar o carro. O infantil terá um apelo educacional, introduzindo as crianças nesse modal desde cedo”, explica o diretor de Transportes Públicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Rogério Vilani para A Tribuna.

A proposta foi inspirada em um sistema francês. “Que a gente saiba, será o primeiro infantil do Brasil e o segundo no mundo. Conhecemos só o de Paris, na França, mas lá eles já colocam vários tamanhos de bicicletas. Aqui começaremos com um tipo”.

2017 – Conforme noticiado pela Tribuna, o serviço gratuito de compartilhamento de bicicletas infantis, o Bike Kids, registrou, em pouco mais de três meses 2,6 mil pessoas cadastradas. Lançado em 30 de outubro de 2016, é direcionado a crianças na faixa etária de 3 a 10 anos. Desde esta data, já foram feitas mais de 3,4 mil viagens. As bicicletas possuem rodinhas retráteis. O serviço está distribuído em cinco pontos de Santos.

Como utilizar o Bike Santos

1 – Ativação do Passe Bike Santos
O cliente deve acessar o site movesamba.com/bikesantos e fazer seu cadastro.

2 – Retirada da Bicicleta
O usuário precisa ligar do celular para (13) 4062 9211 ou pelo aplicativo para smartphones iPhone e Android (app Bike Santos). Basta digitar o número da estação e a posição da bicicleta escolhida. Uma luz verde acenderá para que o cliente retire a bicicleta.

3 – Uso da Bicicleta
Podem ser feitas quantas viagens o usuário quiser ao longo do dia. Trajetos de até 45 minutos – com pelo menos 15 minutos de intervalo – são gratuitos. Viagens com duração de mais de 45 minutos serão tarifadas à parte, no valor de R$ 5,00 por cada 45 minutos de utilização; As Estações de compartilhamento funcionam todos os dias, de 6h à 23h.

Através do celular ou do aplicativo Bike Santos o cliente pode consultar a situação de Bicicletas disponíveis e de vagas para devolução,

4 – Devolução da Bicicleta
O usuário poderá devolver a bike em qualquer uma das estações disponíveis, que tenham uma posição livre. Encaixe a bicicleta e certifique-se que está conectada corretamente. No site é possível verificar se existem vagas disponíveis nas várias estações. Se a Estação estiver sem espaço para a sua Bicicleta, você pode ligar para a Central de Atendimento ao Cliente : 4003 9890

+ Para mais informações sobre aluguel de bicicletas em Santos, acesse o site do projeto e sua página no Facebook.

Compartilhar
Fundador da HR Idiomas e co-fundador do Olhar Atual, possui formação em Desenvolvimento Web e MBA em Gestão de Sistemas; Entre seus interesses estão a etimologia, linguística, tecnologia, música, lexicologia, genealogia, política, economia, história e cultura.