Olhar Atual

Previna-se contra as doenças de outono com os ALIMENTOS!

Boa tarde pessoal!

O Outono chegou aqui em nossa região e precisamos nos atentar a nossa IMUNIDADE preparar o nosso corpo às baixas temperaturas.

Em dias mais frios, a maioria da população tende a se alimentar muito mais de fontes de carboidratos simples e isso acontece pois gastamos muito mais calorias quando nosso corpo cai de temperatura, e “ele” irá pedir rápidas fontes de energia, ou seja, uma alimentação sem qualidade!

Nesta época precisamos ter um cuidado reforçado com a saúde, visto que é um período com maior incidência de gripes e resfriados. Para reforçar a atuação do sistema imunológico uma dica importante é o consumo de alimentos fonte de vitamina C. Esta vitamina tem a propriedade de ativar e aumentar a capacidade proliferativa das células imunológicas, preparando o organismo para se defender das doenças do inverno. As frutas frescas, principalmente as cítricas, são a maior fonte de vitamina C alimentar disponível. Frutas como laranja, acerola, manga, limão, maracujá, mamão, abacaxi, kiwi e morango são muito ricas nesta vitamina.

Já em casos em que a gripe ou resfriado já está presente, podemos fazer uso de alguns alimentos que auxiliam em amenizar os sintomas. As sopas ajudam a acalmar a garganta e, com moderação, o sal presente na receita pode diminuir o risco de desidratação por causa da febre. Existem também alimentos anti-inflamatórios importantes na hora de combater a gripe e o resfriado, por exemplo: o alho, que destrói alguns vírus da gripe e é considerado ótimo antioxidante e vermífugo natural; a mostarda e a pimenta, que possuem substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas ; Ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco são eficazes, seja aproveitadas como chás, inalações ou gargarejos. Elas amenizam sintomas como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses.

Confira algumas dicas de receitas para blindar o seu corpo neste outono/inverno:

Creme de cenoura

500g de cenoura higienizadas e cortadas em cubos
1/2 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de açafrão
2 cm de pimenta dedo-de-moça
Salsa e cebolinha a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo

Numa panela média adicione a cenoura, a cebola, o alho e o gengibre e leve ao fogo alto até ferver. Mude para o fogo para baixo, tampe a panela e cozinhe por 15-20 minutos, até a cenoura ficar macia. Acrescente o curry, açafrão e o sal e cozinhe por mais um minuto para apurar o sabor. Aguarde esfriar. No liquidificador, bata a sopa até obter um creme homogêneo. Adicione a salsa e a cebolinha para servir.

Espaguete Colorido

1 cenoura
1 palmito pupunha
1 italiana
Fios de azeite e ervas frescas de sua preferência

Modo de Preparo

Rale os legumes no ralador grosso para que pareçam com espaguete. Misture tudo com as mãos. Refogue rapidamente em azeite e alho amassado, com pitadas de sal e ervas. Os legumes precisam ficar durinhos. Sirva com molho de tomate ou com azeite de ervas.

Suco Verde Anti Gripal

500 ml chá de capim limão
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de canela em pó
1/2 banana branca
1/2 maçã

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes e sirva sem coar.
Validade de 24h após feito.

Aproveitem 🙂

Raisa Barragam

Nutricionista pela universidade Paulista-UNIP, especialista em Nutrição Clínica e ambulatorial pela Universidade Lusíada- UNILUS, fundadora da empresa Santo Detox. Apaixonada pela nutrição infantil com ênfase à alimentação no Autismo. Atualmente trabalha em consultório com foco em emagrecimento saudável pela nutrição funcional.

Sobre o Autor

Raisa Barragam

Nutricionista pela universidade Paulista-UNIP, especialista em Nutrição Clínica e ambulatorial pela Universidade Lusíada- UNILUS, fundadora da empresa Santo Detox. Apaixonada pela nutrição infantil com ênfase à alimentação no Autismo. Atualmente trabalha em consultório com foco em emagrecimento saudável pela nutrição funcional.