Porcelanatos e Formas

Porcelanatos e Formas

30
Compartilhar

Chegando as festas de fim de ano, todos querem deixar a casa mais bonita para receber os parentes e amigos. E nada como dar uma cara nova para os ambientes e trocar os revestimentos, valorizando o imóvel e deixando do jeitinho que sempre sonhou.

Neste primeiro episódio da série Revestimentos, (porque pode acreditar, existe uma infinidade deles no mercado e vamos abordar todos) falaremos sobre o famoso Porcelanato.

1
As variações de estilos de porcelanatos combinando com cada gosto dos clientes

Os porcelanatos invadiram o mercado da construção civil, com suas várias formas, estilos e aplicações, mas muitos não sabem a diferença entre eles e a cerâmica comum.
É o “queridinho” entre os arquitetos e decoradores, e a variedade de marcas e opções, podem deixar as pessoas confusas na hora da escolha. Por isso, contrate um profissional para lhe auxiliar na hora da compra, porque muitas vezes, “aquilo que vemos na revista” não é adequado para o ambiente que você tem disponível, e o sonho pode se tornar um pesadelo.

O Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que pode ser usado tanto na área interna quando externa. A diferença entre o Porcelanato e a Cerâmica comum, está na fabricação: o Porcelanato é produzido com materiais nobres possuindo maior resistência e durabilidade, permitindo um melhor acabamento e rejunte menos espessos. A cerâmica por sua vez é usada em diversos tipos de argila sendo mais porosa, fazendo que a absorção de água seja alta, sendo um material menos resistente, principalmente para alto tráfego.

No mercado existem os Porcelanatos Naturais, Acetinados (sem brilho), Polidos (brilhosos), Esmaltados e Hard (indicado para uma área externa ou de alto tráfego) e com opção de acabamentos de superfície amadeirado, marmorizado, cimentício, 3D.

3
Tipos de porcelanatos nas suas formas e texturas
2
Tipos de porcelanatos nas suas formas e texturas

A cada ano uma novidade é lançada nas grandes feiras, modelos, cores, especialmente tamanhos, onde os grandes formatos se destacam como os de 300×150, 150×150, 120×120, 100×100, 90×90, e os já tradicionais e conhecidos 80×80, 60×60.
Os de grandes formatos são indicados nas grandes salas, de acordo com o tamanho do espaço, mas vale lembrar que não existe uma regra para isso.

A diferença entre o Porcelanato Bold e Retificado (Ret) é bem simples. O Bold tem as bordas levemente arredondadas e quando assentadas, tem um espaçamento maior no rejunte ficando mais aparente e o Ret tem as bordas retas ou lapidadas possuindo um acabamento mais fino deixando o ambiente mais clean e moderno.

4
A diferença entre Bold e Ret, onde no último, colocamos uma junta de apenas 2 mm

O Porcelanato requer alguns cuidados. Na obra, depois de assentado o produto, tem que ser protegido com lonas ou bobinas de papelão. No dia a dia, tem ser limpo com alguma vassoura de cerdas macias e usar água com detergente neutro, aumentando ainda mais a durabilidade.

Hoje em dia os custos são para todos os bolsos, a partir de R$ 49,90/m² os mais simples e de formatos menores. Existem linhas de grandes grifes no mercado, preços mais robustos. Mas o design é fantástico e vale à pena ter num Living, por exemplo.

 

Na imagem da esquerda, numa circulação de biblioteca residencial, vemos o Porcelanato com veios em madeira e com colocação amarrada. Na imagem da direita, Porcelanato cimentício em recepção de consultório pediátrico. Projetos assinados por Alessandra Garcia Nabuosuke.

Na imagem da esquerda, sala residencial com o Porcelanato polido 80X80cm e na direita, a aplicação do Porcelanato na parede, brincando com a paginação do cinza antiderrapante e branco acetinado, em banheiro com Box em “L” personalizado. Projetos assinados por Alessandra Garcia Nabuosukea