Olhar Atual

“Canzone Per Te”, Roberto Carlos em italiano

Em 1967, Roberto Carlos é convidado para participar do Festival de San Remo, na Itália. A idéia, segundo conta Ayrton Mugnaini Jr. em seu livro ‘Esta é a nossa canção’, era Roberto defender uma música de Sérgio Endrigo e uma composição própria. Mas, com uma condição, que acabou inviabilizando o lance naquele ano: a de dividir a parceria de sua música com outro compositor italiano.

Um ano depois, cantando a música ‘Canzone Per Te’, do mesmo Sérgio Endrigo, Roberto Carlos ganha a vigésima oitava edição do Festival de San Remo.

No mesmo ano, a CBS italiana providencia capitalizar o fato de Roberto Carlos ter sido o primeiro não italiano a ganhar o Festival de San Remo. Com um repertório escolhido a dedo entre as melhores canções daquela fase do Rei, é lançado o LP ‘Canzone Per Te’, com 12 canções.

Estão no disco clássicos como ‘De que vale tudo isso’, ‘Você não serve pra mim’, ‘Por isso corro demais’ e ‘Nossa canção’, entre outras. Som a base instrumental original, o disco traz o Rei cantando em italiano, o que dá um charme especial às canções, especialmente pela dramaticidade da língua.

A vitória no festival, assim como o lançamento do disco no mercado italiano, transformavam Roberto Carlos no primeiro artista pop ‘panamericano’, tese desenvolvida por Jorge Mautner, em 1972.

Já com presença no mercado latino-americano, Roberto Carlos passou, em seguida, a também frequentar as rádios e paradas de sucessos de países como México, França, Cuba e comunidades latinas dentro dos Estados Unidos.

Canzone Per Te – 1968

1 – Canzone per te
Sergio Endrigo – Sergio Bartotti

2 – Come una foglia (Folhas de outono)
Francisco Lara – Jovenil Santos (versão: Daniele Pace)

3 – La tempesta (De que vale tudo isso)
Roberto Carlos (versão: Daniele Pace)

4 – Non soffrirò più per te (Você não serve pra mim)
Renato Barros (versão: Daniele Pace)

5 – L’ultima cosa
Beretta – Balsamo

6 – La nostra canzone (Nossa canção)
Luiz Ayrão (versão: Daniele Pace)

7 – A che serve volare (Por isso corro demais)
Roberto Carlos (versão: Daniele Pace)

8 – Io te darei il cielo (Eu te darei o céu)
Roberto Carlos – Erasmo Carlos (versão: C. Malgioglio)

9 – Il mio amore per te (Como é grande o meu amor por você)
Roberto Carlos (versão: Daniele Pace)

10 – É tempo di saper amare (É tempo de amar)
José Ari – Pedro Camargo (versão: Daniele Pace)

11 – Io sono un artista (Só vou gostar de quem gosta de mim)
Rossini Pinto (versão: Daniele Pace)

12- La donna di un amigo mio (Namoradinha de um amigo meu)
Roberto Carlos (versão: Daniele Pace)

Henrique Rossi

Fundador da HR Idiomas, possui formação em Desenvolvimento Web e MBA em Gestão de Sistemas; Entre seus interesses estão a etimologia, linguística, tecnologia, lexicologia, genealogia, história e cultura.