Broca para Furadeira

Broca para Furadeira

84
Compartilhar
Resolva Você Mesmo

Para quem não está acostumado, a hora de escolher uma broca parece uma grande complicação.

Antes de prosseguir, leia o artigo “Como escolher furadeira”, para entender melhor a ferramenta. Aí fica mais fácil associar as ideias!

DEFINIÇÃO: Brocas são hastes feitas de metal duro, utilizadas para fazer furos cilíndricos.
As brocas são usadas através de uma ferramenta chamada de furadeira, que faz com que a broca gire e corte (perfure) o material desejado.
As brocas servem para furar paredes, madeiras, metais, ferros, concretos e outros materiais.

TIPOS DE BROCAS:
Os seis tipos de brocas para furadeiras mais usados são:
1. Aço Rápido: brocas para furar ferro e outros metais. São helicoidais, com haste cilíndrica e corte à direita.
2. Broca Especial: é uma broca multifuncional para uso em madeira, concreto e metal.
3. Broca Chata: para fazer furos maiores em madeira. Tem uma ponta piloto para evitar deslizamentos. As abas laterais são chamadas de pás e determinam o diâmetro do furo.
4. Broca de Aço Cromo: para uso em todo tipo de madeira (dura, macia, compensados, fórmicas, aglomerados, etc). É de cor preta e tem três pontas (feitas em vanádio). A ponta central é para localizar o local do furo e fixar a broca.
5. Broca de Vídea ou Widea: específica para concreto, alvenaria, ladrilho e mármore (ou granito). Possui uma ponta em forma de “V”.
6. Serra Copo para Madeira: serve para fazer grandes furos. Possuem uma coroa dentada com um pino central, que serve para direcionar o sistema e fixa-lo.

Existem, ainda, brocas especializadas para materiais como vidro, cerâmica vidrada, para abertura de sulcos ou outras operações, além da perfuração (semelhantes a fresas).

*** Para ler o artigo na íntegra, clique:  BROCA