As seis lições

As seis lições

228
Compartilhar

AS SEIS LIÇÕES
Ludwig von Mises – 1979

Transcrição das seis palestras proferidas por Mises, em Buenos Aires, em 1959.

“Mises usou uma linguagem coloquial apropriada para a plateia de empresários, professores e estudantes. Dissemos as falhas do socialismo e das políticas assistencialistas, e ilustrou os benefícios que consumidores e trabalhadores obtêm quando livres para empreender, para traçar seus destinos e para realizar seus desejos. Mises mostrou que as liberdades individuais (privacidade, as liberdades de expressão, de associação, de ir e vir, entre outras) são indissociáveis da liberdade econômica (liberdade de empreender e de comercializar, sem interferência governamental), e que são meramente ilusórias sem esta.”

Sempre tive receio de me aventurar a ler algo de Mises. Minha completa ignorância sobre economia me fazia temer livros cheios de termos e cálculos que eu não compreendesse. Esse livro desfez meus receios. É um livro absurdamente fácil de ser lido e compreendido, embora extremamente profundo e completo. Merecia que cada lição fosse apresentada, estudada e internalizada por alunos do curso médio, para imunizá-los contra as ilusões socialista, assistencialista, intervencionista, protecionista, entre outras, a que eles serão bombardeados na vida escolar, profissional e política.

É um livro imperdível. Merecer ser lido e relido. Merece que pessoas se reúnam para ler e discutir cada trecho. Não é à toa que Maurício Macri foi fotografado segurando esse livro, da mesma forma que não é à toa que, em poucas medidas, ele já esteja revertendo o rumo desastroso que a Argentina seguia.

Se você é a favor do capitalismo, leia esse livro. Se é a favor do socialismo, leia duas vezes…

Compartilhar