Olhar Atual
Aprender idiomas

As melhores ferramentas gratuitas para aprender um idioma

É fato que estamos tendo a sorte de viver em uma época de recursos gratuitos, acesso praticamente ilimitado a conhecimento, outras culturas e aprendizagem de idiomas. Com Fóruns online, podcasts, sites em línguas estrangeiras, guias de gramática, guias de pronúncia, dicionários e tradutores que são acessíveis com alguns poucos cliques, ou através de um toque na tela do smartphone.

Se você ainda não tem certeza sobre isso, pense: estamos vivendo a época mais fácil da história para aprender uma nova língua.

Então, o que você está esperando? Bem, a variedade de incríveis recursos gratuitos de aprendizagem de línguas tem uma pequena desvantagem. Há tanta coisa disponível, mas quem sabe por onde começar?

Materiais online completos e abrangentes competem por nossa atenção contra matérias sobre famosos, fofocas, joguinhos, sites que prometem te deixar rico e outros passatempos. Pior que isso, algumas (muitas) informações que encontramos na internet, simplesmente são falsas.

Bem, vou tentar te ajudar nesse artigo. Quero dar uma ideia por onde começar a estudar e onde você poderá encontrar os melhores recursos para aprender algumas das línguas mais populares!

Grande parte destes recursos é absolutamente gratuita, como tudo que é oferecido no site HR Idiomas, já outros recursos são oferecidos em parte de graça mas contêm conteúdo “premium“, normalmente com baixo custo. No entanto, você certamente vai precisar investir algo muito precioso, o seu tempo e dedicação (isso é fundamental)!

Então, vamos dar uma olhada nestes recursos!

Youtube

Esta plataforma oferece uma incrível janela a variados mundos e culturas, onde você encontra de tudo um pouco. Gostaria de aprender algumas saudações em suaíli? Aqui está. Ou que tal em Dzongkha (a língua do Butão)? Tem lá também.

Há literalmente milhares de canais dedicados à aprendizagem de idiomas no Youtube, mas alguns se destacam na qualidade. Vamos dar uma olhada em alguns destes canais:

Inglês

Espanhol

Chinês

Francês

Alemão

Italiano

Japonês

Outros idiomas

Na verdade, só o Pod101 tem dezenas de canais e você encontra a lista completa aqui.

Podcasts

Naturalmente a aprendizagem de idiomas encontrou um lugar totalmente favorável nos podcasts – uma espécie de rádio, apenas via internet – um recurso excelente para aprender um idioma.

A grande vantagem nos podcasts é que eles podem ser usados em qualquer lugar, você pode ouvir no carro ou no ônibus, enquanto está indo trabalhar ou indo para a escola, ou mesmo enquanto estiver na academia (tem coisa melhor que exercitar o corpo e a mente ao mesmo tempo?)

Eles também são ótimos para aperfeiçoar suas habilidades de audição, como você é forçado a tentar compreender sem o auxílio da escrita, isso é de grande valia.

Embora muitos podcasts disponibilizem toda sua gama de materiais em seus respectivos sites, muitas vezes é útil usar o iTunes para baixar os arquivos diretamente para o telefone.

Dê uma olhada nesta lista de podcasts de idiomas para você começar:

Jornais em língua estrangeira

Procurando por algo bem-escrito, regularmente atualizado, artigos informativos em língua estrangeira? Bem, certamente você vai gostar de acessar estes sites e aproveitar os recursos que eles oferecem (geralmente pouco explorado) para melhorar suas habilidades de leitura e compreensão, com tópicos reais, atualizados e certamente relevantes.

Mesmo que você não concorde com a linha editorial, eles fornecem uma visão diferenciada dos fatos e temas atuais sobre suas respectivas nações, por isso são ótimos para obter uma melhor compreensão do que faz uma cultura ser única.

Caso você já domine a língua inglesa, melhor ainda, pois muitos oferecem conteúdo também nessa língua, facilitando a assimilação do conteúdo. Veja esta lista abaixo:

E você encontra uma lista completa, de jornais do mundo todo nesse link.

Reddit

O Reddit orgulhosamente se proclama como “a primeira página da internet”, o que significa que memes, tendências, piadas e tudo aquilo que você encontra nas redes sociais normalmente aparecem primeiro por lá.

Lá você encontrará uma mistura de alunos e falantes nativos que estão (geralmente) dispostos a ajudar com questões de gramática ou vocabulário. A popularidade do Reddit significa que muitas das perguntas mais comuns já foram feitas e respondidas, ou seja, usar a função pesquisar na página será muito útil, a maior parte do conteúdo está em inglês, mas vale a pena dar uma olhada:

Outras recomendações?

Este artigo funciona como uma introdução à varias fontes de informação e aprendizagem de línguas online. Talvez você tenha seu próprio canal no Youtube, Blog ou Podcast favorito e queira compartilhar com a gente!

Ou talvez esteja aprendendo uma língua menos comum das que citei aqui e queira contar! Adicione o link nos comentários abaixo para dar suas próprias recomendações de recursos online gratuitos.

Henrique Rossi

Fundador da HR Idiomas, possui formação em Desenvolvimento Web e MBA em Gestão de Sistemas; Entre seus interesses estão a etimologia, linguística, tecnologia, lexicologia, genealogia, história e cultura.