A importância do INTESTINO no bom funcionamento do corpo

A importância do INTESTINO no bom funcionamento do corpo

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O intestino é o órgão principal e mais importante do nosso corpo, é por meio do intestino que absorvemos os nutrientes e a água que precisamos! Mas sua importância não pára por aí, pois também é um órgão essencial para a nossa imunidade, uma vez que a mucosa intestinal possui em torno de 60% das nossas células de defesa.

A obesidade e o excesso de peso contribuem para o “desequilíbrio” da flora intestinal saudável e para a redução do número de colônias bacterianas saudáveis, aumentando por isso a fragilidade do ser humano para o desenvolvimento de doenças crônicas.

O baixo consumo de água, fibras provenientes dos alimentos naturais e integrais e a falta de atividade física são algumas causas para que esse problema persista, por isso é de grande importância a PREVENÇÃO.

Probiótico e Prebiótico, qual a diferença?

Os probióticos são microrganismos vivos que após ingestão, em quantidades suficientes, exercem efeitos benéficos na saúde para além de nos alimentarem. Eles são habitualmente encontrados nos produtos lácteos fermentados.

*Atenção ao consumo de fermentados como: chamyto ou yakult: são alimentos ricos em açúcares simples mesmo apresentados em versões light.

Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis, pertencentes à família das fibras, que estimulam o crescimento e a atividade de diversos microrganismos da flora intestinal. São encontradas naturalmente em alguns alimentos como: cebola, alcachofra, banana, escarola, alho ou adicionados em outros alimentos por exemplo: pão, biscoitos, etc.

Dicas para reverter o quadro de constipação:

  • Organize seus horários de alimentação para garantir o volume alimentar suficiente;
    Mantenha o hábito alimentar saudável introduzindo gradativamente alimentos “diferentes” diariamente;
  • Se o consumo de verduras e legumes, iniciar a introdução pelas frutas ou fazer variações no preparo por exemplo: arroz com cenoura, bolinhos ou almôndegas com verduras, massinhas de panquecas coloridas com beterraba ou espinafre, etc;
  • Estabelecer horários e criar o hábito da ingestão de água pura durante todo o dia.
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Nutricionista pela universidade Paulista-UNIP, especialista em Nutrição Clínica e ambulatorial pela Universidade Lusíada- UNILUS, fundadora da empresa Santo Detox. Apaixonada pela nutrição infantil com ênfase à alimentação no Autismo. Atualmente trabalha em consultório com foco em emagrecimento saudável pela nutrição funcional.