Olhar Atual

7 maneiras em como um cão pode ajudar no tratamento contra a depressão

Como sabemos, o tratamento da depressão não consiste apenas em tomar medicamentos. Outras abordagens se tomam necessárias no combate da doença que atualmente mais incapacita pessoas pelo mundo inteiro (e vem aumentando).

O tratamento da depressão é multidisciplinar, envolvendo ao menos um psiquiatra e um psicólogo. Mas somente com essas duas linhas, o tratamento não atinge sua total eficácia. Veremos a seguir outras atividades que podem ser feitas com seu cachorro, e que irão ajudar no tratamento da depressão:

1-Atividades físicas
Um cachorro demanda ao menos 2 horas de caminhada ou corrida por dia. Geralmente o dono divide em 3 sessões por dia. A atividade física é de grande eficácia no combate à depressão. Com um cachorro em casa, as caminhadas se tornam obrigatórias, e com o tempo, farão parte da rotina do deprimido.

2-Sociabilidade
O deprimido tende ao isolamento social. Mas com um cachorro, isso se torna quase impossível. Durante as caminhadas, pessoas sempre desejam tocar, fazer carinho no cachorro, e as conversas são inevitáveis. Além disso, donos de cães sempre puxam assuntos sobre cães. A princípio pode parecer uma situação fora da zona de conforto, mas logo o hábito se torna tão corriqueiro que passa a ser normal. Pessoas tendem a confiar mais em pessoas que possuem cachorros.

3-Afetividade
Deprimidos apresentam hipotimia, ou seja, diminuição da capacidade de fazer vínculos afetivos. Mas os cães vencem essa barreira, já que são extremamente afetivos, alguns sendo até carentes. O vínculo que se cria nessa relação é fatalmente eterno, e isso ajuda na recuperação dos deprimidos.

4-Senso de responsabilidade
Cachorros são seres dependentes. Eles vão precisar da sua ajuda, sempre. Passeios, comida, afeto, veterinário, limpeza da casa… isso tudo tem um custo, o que vai dar um estímulo extra para se sair de casa e trabalhar, além de sempre estar prestando atenção em algo que não seja somente o próprio sofrimento. Um ser dependendo de você, lhe trará um senso de responsabilidade essencial para ajudar na depressão.

5-Ambiente alegre
Cães são felizes, sempre! Não existe cão mal humorado. Deixe-se afetar por esse estado e já sinta alguma melhora no seu próprio humor.

6-Fim da solidão
Sendo você um dono decente, seu cachorro lhe amará para todo o sempre. Você é o grande mestre da vida dele e tudo que ele quer é estar com você, independente da sua classe social, condição física, etc. A casa nunca mais ficará vazia, e o tédio não tem mais lugar, pois as tarefas são constantes. Você terá um amigo até aonde a vida do cãozinho durar.

7-Hormônios
Uma pesquisa mostrou que o contato com os cães ajuda a liberar um hormônio chamado Ocitocina, um hormônio conhecido por trazer bem estar e ajudar no humor.

Não abandone animais. Ter um cão ou qualquer outro animal de estimação demanda tempo, dinheiro e energia. Informe-se sobre suas condições e as demandas de cada animal e raça.

 

Bruno Lamoglia