Olhar Atual

7 ferramentas do Google que podem facilitar a sua vida

Gmail

O Gmail é um dos serviços de email mais usados no mundo e está cheio de ferramentas que tornam a função de enviar mensagens muito mais prática. Essas funções também estão presentes no app para smartphone.

Em abril de 2004, o Google começou a oferecer seu serviço de mensagens eletrônicas para convidados (o Gmail se tornou aberto ao público geral somente em 2007). Desde então, o conceito e as funcionalidades de uma conta de email foram drasticamente modificados e foi determinado um novo padrão de qualidade.

Quando começou, o Gmail oferecia 1 GB de armazenamento. Hoje, você tem uma capacidade de mais de 7 GB. Capacidade esta que está aumentando a cada dia. Isso é para os usuários gratuitos. Com 500 dólares por ano, por exemplo, você praticamente ganha um disco rígido externo de capacidade de 400 GB.

Saiba mais em: gmail.com

Google Trends

Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

Veja as tendências, os dados e as visualizações mais recentes do Google. Descubra quais são as tendências do momento próximas a você. Sem dúvida, uma ferramenta muito interessante.

Saiba mais em: trends.google.com

Google Drive

O Google Drive armazena arquivos nos servidores do Google (ou seja, na nuvem) para que fiquem disponíveis em qualquer lugar com acesso à internet. Podem-se colocar fotos, documentos e outros tipos de arquivo nele. Também, é possível armazenar pastas inteiras no drive virtual.

Este é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, apresentado pela Google em 2012 que dá ao usuário 15 GB grátis de armazenamento.

O uso é gratuito e o espaço suficiente, por exemplo, para mais de 1.500 fotos em alta resolução. Pode-se ampliar a capacidade para 25 GB pagando 2,49 dólares por mês. Com 4,99 dólares mensais, o limite sobe para mais de 100 GB. E há outros planos, com capacidades ainda maiores.

Saiba mais em: google.com/drive

Google Alerts

Google Alerts é um serviço do Google que retorna resultados de uma pesquisa à caixa de emails do usuário, sempre que for encontrada nova citação de um termo pré determinado. Se você não conhece o Google Alerts, pode estar perdendo um dos recursos mais legais do gigante da tecnologia.

Criado em 2003, o serviço de notificação e “detecção de mudanças” avançou bastante se compararmos ao seu início. Várias funcionalidades foram adicionadas e nem todo mundo está a par de todas elas. Ele é um monitor de notícias, mas seus usos vão além disso.

Você pode programar o Google Alerts para te avisar quando um link com seu nome ou de sua companhia vai ao ar. Se você estiver logado na sua conta do Google, ele oferece a opção de pesquisar seu nome logo de cara.

Basta clicar ou digitar no campo de pesquisa para ver os links onde seu nome aparece. O conteúdo é separado por tipo de plataforma: blogs, sites, notícias, vídeos, etc. Você pode criar o alerta configurando a frequência na qual vai receber, língua e região.

  • Monitore seus competidores
  • Monitore artigos de seu interesse
  • Mantenha-se informado

Saiba mais em: google.com.br/alerts

Google Keep

O Google Keep é um o serviço que promete substituir as suas anotações manuais, o bloco de notas e até mesmo os “post-its” virtuais. Trata-se de um aplicativo de notas para salvar ideias em forma de texto, lista, foto e até áudio.

A versão mobile ainda tem a opção de transcrever a fala em texto, incorporando o áudio original à nota. O app é gratuito e está disponível para celulares com Android, iPhone, Google Chrome e PCs, na versão web.

Saiba mais em: google.com.br/keep

Hangouts

O Hangouts é um aplicativo, para Android, iOS, Google Chrome e Outlook, que disponibiliza ao usuário um bate-papo por texto, áudio ou vídeo, além do compartilhamento de imagens e emoticons.

Ele tem recursos bastante interessantes, um deles é o de utilizar justamente este atrativo da rede social, os hangouts de vídeo em grupo, para até dez pessoas. Além disso, é compatível tanto com computador quanto com smartphones, criando um serviço de mensagens multiplataformas. Tudo em sincronia a uma conta Google, que pode ser a mesma que o usuário utiliza para acessar o Gmail.

O programa possui uma interface simples e que mantém o padrão clean do Google em apps como o Google+ e o Google Keep. Para falar com alguém, basta deslizar o dedo na tela, selecionar o amigo e enviar a mensagem. Dessa forma, ele exibe uma janela de conversa, eme que é possível abrir outras funções – como envio de emoticons, hangout em grupo e etc.

Saiba mais em: hangouts.google.com

Google Design

Designs e desenvolvedores de sites devem conhecer muito bem essa ferramenta e todas as suas vantagens. Se você também estiver precisando criar um site do zero, mas não sabe ou não tem tempo para começar a programar, o Google pode ajudar você. Tudo é customizável, e muito fácil de utilizar.

Saiba mais em: design.google